A praia da Barra é o ex-libris da região de Aveiro.
Aqui há atividades para todos os gostos. Os mais calmos podem apanhar banhos de sol e ler na praia ou nas esplanadas dos cafés à beira-mar.
Enquanto os mais aventureiros se podem lançar em aulas de surf, bodyboard ou windsurf.
O museu marítimo de Ílhavo foi inaugurado em 1937 para ser um local de memória da história e das pessoas da vila de Ílhavo.
Em 2001 foi alvo de obras de requalificação e ampliação. E em 2013 foi-lhe anexado um aquário de bacalhaus que está aberto para visita.
Hoje em dia este museu é um elemento fundamental na conservação da história, cultura e tradição piscatória do século passado que tão bem caracteriza a essência da cidade.
Construído em 1893 o Farol da Barra é o maior farol da Península Ibérica e o segundo mais alto do continente Europeu.
A potência da sua luz é de 23 milhas náuticas.
Com os seus 66m de altura e 299 degraus, o Farol da Barra está aberto ao público apenas às quartas feiras à tarde (a partir das 14h).
As subidas efetuam-se em grupos até 6 pessoas e as marcações de visita realizam-se no local, e por ordem de chegada. Não há possibilidade de agendamento prévio para as quartas-feiras seguintes.
O Navio Santo André é um pólo do Museu Marítimo de Ílhavo. Vindo da Holanda em 1948, este navio tornou-se um emblema da frota portuguesa.
Contudo, apareceram as primeiras grandes restrições à pesca em águas exteriores na década de 80 e grande parte da frota portuguesa foi desmantelada. Graças a um grande esforço da autarquia local, foi possível preservar a sua história.
Hoje em dia, quem o visita tem oportunidade de perceber de perto como funcionava a vida de um marinheiro a bordo. É uma oportunidade única de conhecer os cantos deste navio com quase 72 metros de comprimento e capacidade para vinte mil quintais de peixe.
Carregue aqui para consultar os preços.
Fotografia: Município de Ílhavo